Baleia à Vista!

Esse é o nome do Projeto desenvolvido pela empresa de Turismo Náutico Cia do Mar, a mais antiga de Porto Seguro, a qual, desde 2008, decidiu inovar seus serviços. Em parceria com a bióloga marinha Thais Melo, a empresária Paula Leite percebeu que o turismo ecológico tinha sim espaço na região. Dessa parceria surgiu a ideia de realização de um passeio emocionante e educativo: o turismo de observação de baleias jubarte. Essa atividade acontece entre os meses de Julho a Outubro, quando as jubartes estão presentes no nosso litoral, área de reprodução dessa espécie.

Os turistas embarcam no píer da empresa em Porto Seguro e em Arraial d´Ajuda e, a bordo do Budião, embarcação adaptada para realizar esta atividade, saem em busca das “gigantes dos mares”. Além da presença da bióloga marinha, que possui experiência nesta área, uma vez que realiza essa atividade desde 2002, a Cia do Mar conta com uma tripulação treinada e capacitada todos os anos pelo Instituto Baleia Jubarte (IBJ), ONG que trabalha pela conservação desta espécie há 30 anos. Durante o percurso, Thais dá uma verdadeira aula a bordo, passando todas as informações e curiosidades sobre a espécie a ser avistada.

Depois de observar as baleias, há também a possibilidade de escutá-las, tentativa esta realizada com a utilização de um hidrofone. Por se tratar de observação de animais selvagens em seu ambiente natural, pode-se dizer que cada dia tem-se um passeio diferente, uma vez que são levadas em consideração as seguintes variáveis: 1) o tempo de navegação até encontrá-las; 2) número de baleias observadas; 3) e o comportamento apresentado. A realização deste passeio não é tão simples quanto parece, afinal, é preciso procurar as baleias no meio deste marzão! Entretanto, os anos de experiência, pesquisa e mapeamento realizados pela Equipe permitem que as chances de encontrá-las sejam superiores a 95%.

A Cia do Mar, empresa reconhecida pelo IBJ como operadora responsável na realização desta atividade, e em parceria com este Instituto, oferece, de brinde, para os turistas: um folder (livreto) contendo fotos e informações sobre as Baleias Jubarte e, para as crianças, uma cartilha com desenhos para colorir e com joguinhos sobre as jubartes.

Há, ainda, uma novidade nesta temporada de 2017! A Equipe Cia do Mar, com o intuito de preservar o meio ambiente, substituiu copos descartáveis (antes utilizados a bordo) por canecas personalizadas do passeio Baleia à Vista, as quais serão distribuídas entre os passageiros para levarem como lembrança!

Participar de um passeio desses é incrível, tão emocionante que só vivenciando para saber. É um grande privilégio para a Cia do Mar oferecer para seus clientes uma experiência tão maravilhosa, proporcionando momentos que ficarão guardados na memória de quem vê uma baleia na natureza, livre!

Você Sabia?

- A jubarte pode atingir 16 m de comprimento e pesar até 40
toneladas.
- Essa população que se reproduz na Bahia se alimenta na
Antártica, viajam 5 mil km durante 2 meses para chegar aqui,
onde se reproduzem.
- Essa espécie foi caçada durante muitos anos e ficou sendo
ameaçada de extinção, mas com a proibição da caça a
população está crescendo.
- Desde 2000 podem ser vistas em vários trechos do litoral
baiano, mas antes disso só eram observadas em Abrolhos.

(73) 99967-3128 - Paula
(73) 98819-5060 - Thais
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Facebook:@CiadoMarPS e @baleiaavista
Instagram:@_ciadomar e @baleiaavista
Cia do Mar Navegação e Turismo

© 2017 Revista Bacana. Todos os direitos reservados. Designed By Top Level