Fundado em 06 de outubro de 1996, o GACC Sul Bahia, é uma instituição sem fins lucrativos, com sede na cidade de Itabuna, Bahia, reconhecida como utilidade pública municipal, estadual e federal, inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Estadual de Assistência Social e Conselho Nacional de Assistência Social. Participa da União Norte/Nordeste de Entidades de Apoio à Criança com Câncer e é filiada à Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer - CONIACC.
A instituição atende crianças e adolescentes das regiões Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia. Possui uma estrutura formada pela Casa de Apoio que abrigada pacientes e familiares, proporcionando atendimento assistencial e psicológico. O GACC oferece ainda transporte, medicamentos e cestas básicas para famílias que estão em intervalo de tratamento, bem como apoio logístico para execução de exames e internamentos e encaminhamento para exames em grandes centros do Brasil. Tudo isso com o apoio da comunidade e dos parceiros.
O GACC tem como missão ser uma instituição de excelência e referência nacional em assistência integral a crianças e adolescentes com câncer. E promover atendimento humanizado e gratuito em saúde, assistência social, educação e cidadania para as crianças e adolescentes com câncer, a partir do Sul da Bahia.
Estrutura do GACC:
Casa de Apoio Clara Kauark – A casa de apoio funciona no Bairro São Judas, na Rua Europa Unida, nº 76, em Itabuna e leva o nome de Clara Kauark, uma homenagem a arquiteta que fez os maiores projetos do GACC Sul Bahia. A casa de Apoio compreende: Área projetada com a finalidade maior de abrigar espaços de acolhimento dos usuários e atividades comuns a todos. Escola especial (educação infantil e ensino fundamental), sala de informática, sala de artesanato e salão multiuso (para atividades de dança, música, arte, confraternizações, etc.) e área recreativa (parquinho).
Ambulatório de Onco-hematologia Pediátrica – Inaugurado em 10 de dezembro de 2013, em espaço cedido pelo Hospital Manoel Novais, o ambulatório tem por objetivo oferecer à população das regiões atendidas, um serviço ambulatorial de oncologia pediátrica que seja adequado às demandas específicas desta clientela e que esteja em conformidade com os critérios estabelecidos pela portaria 741 do Ministério da Saúde para, assim, contribuir de forma mais eficiente e humanizada com o controle e combate ao câncer infanto-juvenil. Grande parte da verba destinada para esta construção foi disponibilizada pelo Instituto Ronald McDonald em parceria com o Governo do Estado da Bahia (SESAB).
GACC em números:
• Área de abrangência:
• 212 municípios;
• 127 municípios assistidos.
• 1.068 Famílias acolhidas
• Em 2016:
• 6.854 hospedagens com transportes (equivalente a
R$434.743,00)
• 27.416 refeições servidas
• 3.176 atendimentos ambulatoriais a crianças e
adolescentes com câncer
• 120 voluntários atuantes