Poderia começar essa reportagem falando da preguiça e das inúmeras desculpas que normalmente damos nesta nessa época do ano para não praticarmos os exercícios físicos tanto dentro quanto fora da academia.
Mas primeiro quero esclarecer a diferença entre Atividade Física e exercício físico. Sim muito se fala dessas duas atividades, mas não sabemos que são diferentes.
Quando você acorda e faz todas as atividades diárias sejam elas quais forem, essa se caracteriza como atividade física diferente da prática do exercício físico que requer certa disciplina ou uma rotina como, por exemplo, quem faz aula de personal 3 vezes por semana isso é uma rotina de treinamento.
Todo exercício físico é uma atividade física, mas o inverso não procede. Mas voltando ao tema o que nos faria levantar e reunir forças para praticar os exercícios físicos durante o inverno? Simples hoje quase que 100% das pessoas que se matriculam em alguma academia querem o objetivo unânime unanime que é o EMAGRECIMENTO.
Pois bem você sabia que com a diminuição da temperatura o corpo tende a aumentar mais o metabolismo a fim de manter a temperatura interna do corpo ideal para nossas atividades comuns? Então por que não aproveitar tal momento e pegar mais firme nos exercícios físicos e se alimentar de forma correta fazendo com que desta forma os objetivos sejam alcançados com mais rapidez.
A vantagem de treinar no inverno é usar esse gasto calórico extra que pode chegar a 30%. Sem contar que quanto menor a temperatura a vontade de comer aumenta, isso devido ao simples fato de que o corpo gasta mais calorias para se manter aquecido e funcional.
Então aqueles assaltos a geladeiras, as visitas constantes a cozinha e o pretexto para comer tudo aquilo que irá exigir um sacrifício maior lá na frente, quando você for voltar a realizar os exercícios físicos que estava acostumado(a) e quiser atingir o objetivo de emagrecer e ficar com o corpo bonito para o verão, irá diminuir.
Cada vez mais os praticantes da musculação estão conhecendo e preferindo a musculação terapêutica e funcional. Mas isso é um papo para outra hora.
Grande abraço a todos e cuidem do seu maior bem, o corpo humano, essa máquina não pode falhar.
Eduardo Dultra Junior
Educador fisico – formado UCSAL (Salvador)
CREF : 002445-g/BA
Trabalho na:
• Academia Elite Centro • Studio Conceito A