Informatização e eficiência no atendimento são diferenciais do Cartório de Cabrália

CartórioEscrituras de Pactos Nupciais, Inventários, Partilhas de Bens, União Estável, Divórcio e União Homoafetiva são alguns dos serviços que podem ser realizados em cartório. A informação é da tabeliã Sylvia Burmann Moura, responsável pelo Cartório de Tabelionato de Notas e Protestos, de Santa Cruz Cabrália, afirmando que grande parte da população desconhece que os cartórios desempenham estas atividades.


Segundo Sylvia Moura, a Lei 11.441/07 facilitou a vida do cidadão e desburocratizou diversos procedimentos, entre eles, o divórcio e a separação consensuais, que não precisam mais ser feitos perante um juiz.  “O principal requisito é o consenso entre o casal quanto à decisão de separação ou divórcio. Somente se o casal não tiver filhos menores ou incapazes é possível concretizar o ato em cartório, de forma rápida, simples e segura”, explica a tabeliã.


Outro serviço prestado pelos tabelionatos de notas e que poucas pessoas têm conhecimento é a ata notarial, um instrumento probatório utilizado para demonstrar a veracidade dos fatos materiais e que entra no rol das provas admitidas em direito. “Um exemplo é quando um site divulga uma notícia caluniosa ou inverídica. A parte prejudicada procura o tabelião de notas, que acessa a internet, constata e registra que, em certa data, em tal hora e num certo endereço eletrônico havia determinado conteúdo, imprimindo na folha do livro correspondente o conteúdo da página acessada. Este relato serve como prova documental, que constará nos autos”, esclarece.
O Cartório do Tabelionato de Notas e Protestos de Cabrália realiza ainda outras atividades de uso corrente pela comunidade: lavra escrituras, procurações, testamentos; faz reconhecimento de firmas e autenticação de fotocópias; prova a existência de débito, inadimplência ou descumprimento de obrigação originada em títulos e outros documentos de dívidas.

Totalmente informatizado e preparado para receber a comunidade - com ambiente climatizado e acomodações confortáveis -, o Tabelionato do Cartório de Notas e Protestos de Cabrália conta com funcionários capacitados e com curso superior. Atende de 2ª a 6ª feira, das 8 às 17h, sem intervalo para almoço. “Prestamos atendimento cordial, rápido e eficiente, prezando pela qualidade e eficiência dos serviços”, completa a tabeliã Sylvia Moura, que a título de curiosidade revela que 70% dos atendimentos efetuados no local são demandados por moradores de Porto Seguro.

 

 

Cartório de Tabelionato de Notas e Protestos

Rua Angelim, nº 5, Sala 5, Coroa Vermelha - Santa Cruz Cabrália, BA
CEP: 45.807-000
Tel.: (73)3672-1085 / 9141-9999
CNPJ: 15.216.143/0001-02

© 2017 Revista Bacana. Todos os direitos reservados. Designed By Top Level