Porto Seguro é um dos destinos turísticos mais procurados no Brasil e a chegada de milhares de visitantes é positiva para a economia do município, porém tem impacto significativo na questão ambiental devido o aumento considerável na produção de lixo.

Ações de combate ao descarte irregular e conscientização de turistas e moradores têm sido cada vez mais frequentes na cidade, visando reduzir principalmente o lixo plástico que invade as praias de nosso litoral paradisíaco.

Este ano foi sancionada a lei que proíbe a comercialização e a utilização de canudos de plástico, exceto os biodegradáveis, em restaurantes, bares, quiosques, ambulantes, supermercados, lanchonetes e hotéis em Porto Seguro. Apesar da lei, há 2 meses em vigor, ainda vemos estabelecimentos comerciais e vendedores ambulantes utilizando os canudos plásticos não biodegradáveis.

Agora em setembro Porto Seguro irá participar pela primeira vez do Dia Mundial da Limpeza, considerada a maior ação cívica do planeta, representando o Brasil junto a mais de 150 países. A mobilização será realizada no dia 21 de setembro, com coleta de lixo nas praias, bairros e distritos.

O Instituto Plogging Porto Seguro, responsável pela organização do evento, foi criado há um ano por um grupo de amigos do Meio Ambiente e promove a limpeza nas praias. Só esse ano, já foram recolhidos mais de 7 toneladas de lixo e a meta é ir de Coroa Vermelha a Caraíva, com ação e conscientização ambiental, unindo todos que buscam o equilíbrio com a natureza e compartilham do mesmo propósito ambiental.

O Plogging é um movimento mundial, uma combinação de atividade física e prática sustentável. Traduzindo, vem de jogging (corrida) com picking up litter (pegando lixo). Começou na Suécia por volta de 2016 e se espalhou para outros países em 2018.

A maior ação de limpeza do planeta e da história de Porto Seguro terá início às 8 horas da manhã. Para dividir a dimensão do problema, mutirões estão sendo formados em pontos estratégicos de coleta, com envolvimento e participação de toda a comunidade.

Às 11 horas haverá concentração na Arena Lounge Axé Moí, com a participação de todos em um grande evento socioambiental. Shows, apresentações, oficinas, exposições e uma feira sustentável prometem envolver os participantes e promover reflexões sobre as questões que nos assolam e desequilibram a vida na Terra.

Contato 

Nome: Lisianne Meira Maia Gama

Coordenadora do Plogging Porto Seguro BA e Líder de time do Dia Mundial da Limpeza

Rua Saldanha Marinho, 63 Sala 03 - Shopping do Cais - centro - Porto Seguro - BA

Telefones: (73)988327785 e (73)98859-0091

Página 1 de 2

© 2017 Revista Bacana. Todos os direitos reservados. Designed By Top Level