CONSUMO SUSTENTÁVEL

natalia introNatália VinhasDiante da crise ecológica atual vivida no mundo, o consumo já é o maior desafio ambiental do século. Além de diversos fatores como a poluição de rios, o desmatamento e a destruição da camada de ozônio, a produção de lixo vem como um dos vilões dessa crise. Em decorrência dessa grande produção de lixo, o consumo sustentável está sendo amplamente discutido e difundido em todo o mundo.

O consumo sustentável é baseado na ideia de que o planeta não pode suportar os padrões de extração, produção, comercialização e descarte de bens utilizados nas últimas décadas. Isso não significa que as pessoas devem parar de consumir, mas sim consumir menos e melhor, tendo consciência do que estão comprando e até de como será feito o descarte daquele produto, levando em consideração os impactos ambientais, econômicos e sociais.



Segundo a pesquisa produzida anualmente pela Abrelpe - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o volume de RSU - Resíduos Sólidos Urbanos gerados em 2010 pela população é 6,8% superior ao registrado em 2009. Foram quase 61 milhões de toneladas de lixo produzidos, o que significa que cada brasileiro produziu, sozinho, uma média de 378 kg de lixo.

Ainda segundo a pesquisa, a região que apresenta o pior índice de destinação inadequada é a Centro-Oeste, que encaminha mais de 71% do lixo que produz para lixões e aterros controlados. Em seguida, aparece o Nordeste com 66%, o Norte com 65%, o Sul com 30,3% e o Sudeste com 28,3%.

Para solucionarmos esta problemática, algumas ações simples devem ser praticadas, como: planejar as suas compras; avaliar os impactos do seu consumo; reutilizar produtos e embalagens; separar e reciclar o lixo; diminuir o consumo de energia; tomar banhos rápidos para economizar água; utilizar sacolas ecológicas nos supermercados; diminuir a impressão de documentos; não descartar óleo de fritura na pia da cozinha; consumir produtos orgânicos, dentre muitas outras coisas.

Basta REFLETIR sobre seus VALORES e agir para que o planeta possa ser melhor para as futuras gerações.

A mudança de comportamento é algo que leva tempo e amadurecimento do ser humano, mas é acelerada quando toda a sociedade adota novos valores.

 

© 2017 Revista Bacana. Todos os direitos reservados. Designed By Top Level