Sustentabilidade em Eventos: uma nova consciência na Costa do Descobrimento

A Região da Costa do Descobrimento promove e abriga diversos tipos de eventos, sejam fóruns, congressos, shows, festivais, um segmento que envolve uma cadeia de pequenos, médios e grandes empresários, desde a gastronomia, mobilidade de pessoas, divulgação, distribuição de materiais, hospedagem, insumos como energia elétrica, água, combustível, entre tantos outros. Se por um lado a realização de eventos dinamiza a economia local diversificando oportunidades de trabalho e renda, valoriza e divulga a cultura da região, por outro sabemos que proporcionais também são seus impactos quando não planejados de forma sustentável.



Convidamos patrocinadores, organizadores, produtores, participantes, agentes públicos, fornecedores de produtos ou serviços a refletirem sobre essa temática e darem um importante salto qualitativo alinhando sua atual prática a diretrizes de sustentabilidade, atuando como indutores de uma nova cultura que reduza os impactos socioambientais dos eventos e ainda agregando esse diferencial estratégico em seus negócios.

O conceito de sustentabilidade no contexto de eventos deve considerar as dimensões social, cultural, ambiental, territorial, econômica e política, evidenciando que não está restrito aos aspectos ambientais e que todos seus aspectos merecem atenção. Também é fundamental compreender que um evento sustentável precisa ser concebido com essa motivação, ou seja, deve ser planejado com esse direcionamento, pois influenciará todas as tomadas de decisões.

Reconhecida por seu perfil inovador, a OPEN SPACE, empresa sediada em Brasília-DF com abrangência em todo o território nacional, e agora com atuação na Região da Costa do Descobrimento, presta serviços de assessoria especializada em sustentabilidade para os atores da área de eventos apoiando-os sobre como tornar um evento sustentável, desde a etapa de concepção a operacionalização, abrangendo as fases pré-evento, evento e pós-evento.

O trabalho da OPEN SPACE influencia as diversas áreas do evento como por exemplo: Comunicação e Marketing, Consumo Consciente, Mobilidade e Acessibilidade, Eficiência Energética, Educação para a Sustentabilidade, Redução e Neutralização de Carbono, Gestão Seletiva de Resíduos Sólidos, Inclusão Social,  Práticas Solidárias e Valorização  da Cultura Local. Nos locais de atuação a OPEN SPACE tem identificado como desafios básicos do segmento a necessidade de reconhecer a importância dessa visão estratégica e a sensibilização e qualificação da atual prática por parte de toda a cadeia de fornecedores.Por isso a empresa tem realizado diversos debates na cidade de Porto Seguro com importantes agentes locais que têm se mostrado bastante receptivos e motivados para contribuírem com a consolidação de uma nova consciência e prática local.

Destaca-se a parceria com o Convention Bureau Porto Seguro, instituição com quem a OPEN SPACE está planejando diversos eventos para 2013 nas áreas do esporte, cultura, educação e de negócios, todos concebidos conforme diretrizes de sustentabilidade.

 


OPEN SPACEOpen-Space
Patrícia Mazoni
Sócia-Especialista em Gestão Ambiental e Articulação Institucional
patríEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
(61) 91285942

© 2017 Revista Bacana. Todos os direitos reservados. Designed By Top Level