A segunda edição do Náutica e...vento! Foi muito bacana - 12 horas de evento!

Realizado no SENAC Porto Seguro no dia 10 de abril, o evento contou com uma programação bem estruturada: conferência, palestras, fórum náutico, workshop com treinamento para tripulação profissional e cadastro de atividades náuticas turísticas e desportivas.

A inovação do Náutica e...vento! foi teve assessoria jurídica de Aleixo Advogados Associados. A participação cidadã e comunitária trouxe questões pertinentes para consultas e os advogados participaram orientando e esclarecendo dúvidas.

Inicialmente uma conferência abriu o evento e “A utilização da água na perspectiva do Gerenciamento Costeiro” foi o tema da Geógrafa Michelle Netto. O fórum náutico relacionou as demandas da comunidade náutica para infraestrutura, guarda e reparo de embarcações de turismo, transporte de passageiros, esporte e/ou recreio e barcos de pesca, carência de cursos de capacitação e qualificação, uso da moto aquática, pesca esportiva e profissional.

No fórum náutico, que ocorreu nos três períodos, tivemos a manifestação da sociedade e comunidade náutica.Velejadores de Trancoso listaram dez tópicos fundamentais para o desenvolvimento da náutica local e regional. A APIP - Associação dos Pescadores Indígenas Pataxós, o GADAP - Grupo de Ação e Desenvolvimento da Pesca Artesanal do Guaiú e a Superintendência Municipal de Pesca de Santa Cruz Cabrália compareceram e expuseram os desafios das comunidades pesqueiras e propostas para soluções sustentáveis na preservação das espécies de peixes.

O treinamento para tripulações profissionais revisou a legislação internacional, apresentou formas e frases para atendimentos, conduta e ações em situações inusitadas na área de embarque/desembarque e na embarcação, segurança e salvatagem. As tripulações das empresas de transporte aquaviário RIO NAVE, RIO BURANHÉM E COSTA BAHIA TURISMO participaram do treinamento, buscando aprimorar os conhecimentos para aumentar a segurança e melhorias no atendimento de passageiros.

Para enfatizar a segurança, a palestra de Meteorologia da AERONÁUTICA e Segurança no Mar, da Marinha foram ministradas para complementar o treinamento e informar praticantes de diversas modalidades desportivas náuticas.

E para encerrar o ciclo de palestras, o tema de maior encanto: Turismo de Observação de Baleias, com a Bióloga Thaís Hocoç, da Cia. do Mar. Lembramos que a temporada das Baleias está chegando! Um Grupo de Trabalho cadastrou as diversas modalidades de esportes e lazer náutico, incentivando a capacitação e exigindo a habilitação e responsabilidade certificada. O presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer - Carlos Vieira, marcou presença no evento e acompanha os resultados

. O Náutica e...vento! é idealizado e organizado pela Escola Oceano - escola de iatismo que ministra cursos em barcos à vela, remo e motor. A realização do evento é da comunidade náutica participativa - que elege os assuntos e, estes serão destacados e expostos para soluções posteriores.

© 2017 Revista Bacana. Todos os direitos reservados. Designed By Top Level