A Caminho da Sustentabilidade

No dia 05 de Junho é comemorado o dia do meio ambiente. Data criada desde 1972, devido ao encontro promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para tratar de assuntos ambientais e que ficou conhecida como a Conferência das Nações Unidas, com a participação de 113 países, além de 250 organizações não governamentais, em que a pauta principal abordava a degradação do meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência.

natalia 01A importância da data está relacionada às discussões que se abriram sobre a poluição do meio ambiente; desmatamento, diminuição da biodiversidade e da água potável, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

natalia 02Após a Conferência das Nações Unidas de 1972, várias iniciativas foram realizadas. Dentre elas a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento realizada no Rio de Janeiro, conhecida como Eco-92 ou Rio 92, onde foi feito um balanço dos problemas existentes e também dos progressos realizados até aquele momento.

natalia 04Também foram elaborados documentos que continuam sendo referências nas discussões ambientais. Um exemplo disso é a Agenda 21, que consiste em um acordo estabelecido entre 179 países para a elaboração de estratégias que objetivem o alcance do desenvolvimento sustentável. Além da Agenda 21, houve a Convenção sobre Mudanças do Clima e Convenção sobre Diversidade Biológica.

natalia 03E agora, entre os dias 13 a 22 de junho, aconteceu a Rio +20 que marca os 20 anos da Rio-92 e busca definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Um dos objetivos foi renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável feito pelos países participantes da Rio 92 e de outras reuniões e conferências; além de complementar as decisões tomadas pelas principais cúpulas e tratar de temas novos e emergentes. A Rio +20 teve dois temas principais: A Economia Verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

O que podemos esperar da Rio +20? Será que esta, como a Rio 92, se tornará um marco na história do desenvolvimento sustentável, contribuindo para controlar os índices de desertificação, desmatamento, redução da biodiversidade, escassez de recursos?

natalia articleNatália Vinhas, bióloga, pós-graduada em gestão ambiental e auditoria e perícia ambientalEsperamos que estas perguntas tenham uma resposta positiva, pois o Brasil - assim como o mundo  -  precisa que sejam feitas políticas públicas eficientes por parte dos nossos governantes e, assim, que cada um possa incorporar o espírito da preservação do nosso patrimônio natural, que no caso do Brasil ainda possui uma vasta riqueza. Só depende de nós manter o que temos.

 

 

 

 

 


 

© 2017 Revista Bacana. Todos os direitos reservados. Designed By Top Level