Porto Seguro Gastronomia revoluciona turismo da Costa do Descobrimento

Desde o dia 10 de outubro, a cidade de Porto Seguro, extremo sul da Bahia, começou a ser vista de um novo ângulo. A cidade é conhecida pela chegada de Pedro Álvares Cabral, muitas festas, Axé e suas lindas praias, escolhidas por celebridades nacionais e internacionais como Beyoncé, Debora Secco, Naomi Campbel, Elba Ramlho, Preta Gil e outros. Porém, a escritora Kássia Luana, após pouco mais de 6 anos de pesquisa e vivência na cidade, decidiu mostrar a cidade através de sua Gastronomia.

Desde a sua “descoberta”, há pouco mais de 516 anos, a cidade tem atraído turistas de todo o mundo. Alguns ficam um pouco e outros decidem morar na cidade, tornando-a uma das mais miscigenadas do país. Esta mistura se reflete na arquitetura, sotaque, comportamento, e, claro, na comida.

Desde a gastronomia tradicional baiana, como a moqueca, acarajé e as bebidas tradicionais, Porto Seguro tem uma variedade de restaurantes com chefes de influência de outros estados, como Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, a chefes de cultura italiana, holandesa, alemã, japonesa e tantas outras.

Trancoso tem sido um dos locais mais escolhidos para grandes casamentos. E não se engane: muito pouco é trazido de fora. Desde a organização, culinária e decoração são produzidos na região. Os maiores chefes de cozinha assumem buffets para centenas de pessoas com qualidade na apresentação e sabores que não deixam nada a desejar a renomadas personalidades do setor.

Por esta razão foi lançado o www.portosegurogastronomia. com.br. Lá, turistas e moradores encontram entrevistas com grandes chefes, receitas criadas por eles, uma lista com restaurantes, sanduicherias, bares e outros locais o ramo. No site, também haverá um restaurante recomendado mensalmente, depois de criteriosamente analisado por gastrônomos e entendedores do ramo.

Quinzenalmente, há o quadro “É dia de Feira”, onde dois chefes da região nos deixam acompanhá-los em um dia de trabalho: da escolha dos ingredientes à criação e preparação dos pratos. Sempre conectado às redes sociais, há sorteios de curtidores da página Porto Seguro Gastronomia para degustar a criação dos chefes selecionados.

Já em seu lançamento, o site teve entrevista com o chefe Luciano Muradas, que já cozinhou para celebridades como o rei do pop, Michael Jackson, e receita do chefe Thiago Paixão, hoje chef do Campo Bahia, onde a seleção da Alemanha se hospedou durante a Copa do Mundo de 2014.

Na primeira edição do quadro “É dia de Feira”, o chef Leo Assimos (que já participou do Evento Prazeres da Mesa, em 2014, com grandes chefes como o renomado Alex Atala, e hoje chef do La Torre Resort), e o chefe italiano Roberto Mancini (que além de cozinheiro é um pizzaiolo que já venceu prêmios a nível italiano e europeu como a melhor pizza), criaram duas entradas, um prato principal e uma sobremesa que deixaram os participantes boquiabertos.

Na segunda edição do quadro, que também está disponível no site youtube e redes sociais, os chefs Luciano Muradas e Leo Ássimos criaram um menu muito especial para a Cabana Macuco Ecológico. O evento foi um sucesso. A Terceira Edição do evento foi realizado no dia 27 de novembro, na vila de Santo André com os chefs Thiago Paixão e Luciano Muradas.

Em dezembro e janeiro, receberemos chefs renomados também de fora do estado para, junto com nossos chefs, realizar jantares beneficentes, “É dia de Feira” e muito mais. Tudo isso porque, em 2018 realizaremos o, I Festival Gastronômico Sabores de Porto. Enquanto isso, você pode acompanhar todas estas novidades e muito mais no Instagram, Facebook, YouTube e no site www.portosegurogastronomia.com.br. Embarque conosco nesta viagem.

© 2017 Revista Bacana. Todos os direitos reservados. Designed By Top Level