Porto Seguro torna-se pólo do Taekwondo no Nordeste, com 5 atletas na Seleção Brasileira”

TaekwondoA Associação ProDescobrimento com o intuito de desenvolver atividades socioeducativas, propicia a prática do esporte olímpico Taekwondo e o protagonismo juvenil, desde 2006, quando iniciou, no Centro Histórico de Porto Seguro, a primeira turma de alunos do Projeto Social Esporte Para Todos, com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, a fim de formar atletas e promover a cidadania.


Atualmente, a Associação  ProDescobrimento atende crianças e adolescentes em bairros de Porto Seguro, a partir de linhas de trabalho que abrangem a aulas de iniciação esportiva por meio do Taekwondo Educativo e o esporte de rendimento, com o Taekwondo Competitivo.

Oito atletas integrantes do Projeto Esporte Para Todos fazem parte da Seleção Baiana e, recentemente, cinco conquistaram suas vagas na Seleção Brasileira de Taekwondo.

 

 

Ações na comunidade
Entre as iniciativas mais recentes, estão a realização do Festival da Criança ProDescobrimento. O evento contempla apresentações esportivas e culturais, tais como demonstração de skate, taekwondo, capoeira, circo e malabrares, entre outros. Na primeira edição, realizada no dia 6 de outubro, na Praça da Bíblia, famílias e atletas se reuniram para tarde de lazer, que contou com pula-pula, distribuição gratuita de pipoca, balas, refrigerantes e algodão-doce, além de demonstrações esportivas.

A fim de estreitar o relacionamento e ampliar o diálogo com familiares, alunos e comunidade, a Associação ProDescobrimento promove palestras e encontros com assuntos do contexto local e necessidades de seus assistidos. Reuniões com pais são feitas em vários momentos do ano, principalmente, antes de participação de campeonatos. Entre as palestras apresentadas está a de “Equilíbrio Emocional e o Apoio da Família”, proferida pela psicóloga, Tereza Reico; bem como a oficina sobre “Primeiros Socorros”, pelo enfermeiro e socorrista, Diego Souza.

Duas edições do Curso de Arbitragem Estadual foram oferecidas. A primeira, no ano de 2011, no IFBA, e a segundo, em 2012, na sede do CEAME, no centro da cidade. Ambos contaram como instrutor, o diretor de arbitragem estadual, Diego Lins. Os cursos foram abertos para atletas de graduação colorida, a partir de faixa azul.

Além dessas atividades, no ano de 2012, foi realizado entre os dias 17 e 18 de agosto, na Câmara Municipal de Porto Seguro, o Seminário de Competição Internacional, com aulas práticas e teóricas, ministradas pelo grão-mestre internacional do Kukkwion, André Oliveira, atual técnico da Seleção do Colorado (EUA).


4ª Copa Porto Seguro de Taekwondo


Após a realização em Porto Seguro do Campeonato Brasileiro de Taekwondo, a quarta edição da Copa Porto Seguro de Taekwondo gerou uma expectativa nacional.

Reunirá atletas regionais e de outros estados, além de equipes internacionais, nos dias 29 e 30 de março de 2013, no Ginásio do Instituto Federal Bahia (IFBA). Pela segunda vez, a Federação Esportiva Baiana de Taekwondo também realizará a Seletiva Aberta para compor a Seleção Estadual 2013.

“O objetivo é oportunizar a participação dos atletas regionais em competições, além de promover a interação social e inclusão esportiva como nicho turístico na Costa do Descobrimento”, salienta o técnico, e organizador do evento, a ser realizado em parceria com o Porto Seguro Convention Bureau, Flávio Porto.  O professor conta que Porto Seguro é reconhecida nacionalmente como Pólo do Taekwondo no Nordeste.

© 2017 Revista Bacana. Todos os direitos reservados. Designed By Top Level