Todas as crises são celeiros de oportunidades e a frase popular: “Enquanto uns choram outros vendem lenços” pode ser inspiradora dependendo da forma como se encara as provações que vários negócios estão passando neste momento.
Como se não bastasse toda a questão de saúde, restrição de mobilidade e impacto econômico negativo, temos que lidar com um grande desafio que será o que muitos chamam de “novo normal” e esta nova realidade já vem sendo percebida com o aumento de negócios online.
Neste cenário não há como falar em soluções para empresários sem conferir destaque ao uso de tecnologia neste momento. Percebemos o aumento do uso de vários recursos, por exemplo: plataformas de encontros e reuniões virtuais (Zoom, Meetup, Whereby, Google Meetups), ensino a distância (LIT, Escola Conquer, Udemy) , plataformas de streaming (Netflix, Amazon Prime, Spotify), delivery (Ifood, Rappi )e transporte (Uber, 99, Cabify). A questão é: como adequar o seu negócio a transformação digital.
A tarefa que antes parecia para muitos algo distante ou investimento não urgente, passou a interferir diretamente na manutenção de alguns seguimentos e no volume vendas, também se percebeu que era uma forma de manter ativo o diálogo com o seus clientes durante a quarentena, literalmente uma forma de não ser esquecido neste momento e ter a oportunidade de fidelizar muitos através de conteúdos e ainda lucrar com vendas remotamente.
A solução que tenho oferecido aos meus colegas e parceiros parte de alguns passos. O primeiro deles é a reflexão ou diagnóstico sobre sua atual condição digital, se o seu negócio utiliza ferramentas digitais, possui canais em mídias sociais ativas e atualizadas, ferramentas de gestão digitais e algum planejamento ou investimento direcionado para a aplicação de tecnologia na sua empresa.
Feita esta análise é importante considerar, diante do tipo de negócio e público, qual o tipo de tecnologia ou ferramenta de marketing digital é mais adequada para aproximar seu produto ou serviço do seu cliente, e entender se sua necessidade é uma plataforma de e-commerce, um novo site atualizado, um aplicativo, uma plataforma de gestão de processos ou até mesmo canais em mídias sociais como instagram, youtube, facebook, twitter, afinal o público está muito tempo conectado via mobile buscando produtos e serviços, chegando a passar segundo pesquisas 3 horas ou mais no Youtube e Netflix.
Identificada a sua necessidade ou ponto fraco é hora de agir e investir em tecnologia e marketing digital. Sabemos que o momento que chamamos de Quarta Revolução Industrial tem como uma das maiores características a velocidade das transformações e é perceptível a mudança de comportamento do consumidor que vem cada vez mais aderindo ao uso de plataformas, aplicativos e compras online.
Ciente de que se trata de algo muito importante, uma dica simples é utilizar as ferramentas que o Google oferece de forma gratuita e duas são muito interessantes:
Google Ateliê Digital e Google para PMEs
Através destes canais você pode avaliar melhor sua empresa com relação a sua posição online, aprender sobre os fundamentos do marketing digital de forma bem simples e também sobre outros temas relevantes para empresários e empreendedores.
Lembrando que criatividade junto com tecnologia têm sido o segredo de sucesso para muitos empresários. Vide o caso da Arezzo que rapidamente migrou para o digital ao perceber o problema das lojas de rua e shoppings durante a quarentena e vendeu muito.
O objetivo dessa breve nota é chamar a atenção de pequenos a grande empresários para a importância do investimento em tecnologia. Muito em breve vamos não apenas perceber maior adesão ao comércio e produtos digitais, mas também a aplicação da inteligência artificial em vários seguimentos.
Sendo assim este é um excelente momento para olhar e remodelar sua empresa mantendo a fé de que esta é uma fase e que devemos nos manter firmes e positivos, com esperança sempre. Empreender sabemos que nunca foi uma tarefa fácil mas alguns recursos podem minimizar estes impactos e trazer longevidade a sua iniciativa.
Regina Pedroso
Founder/CEO da Fomenta Consultoria em Tecnologia e Inovação