Não há duvida que dormir pertinho do filho proporciona muitas alegrias. Mas quando está na hora dele ir para o próprio quarto, uma parte de vocês (pais) poderá ficar triste com esta mudança. Então, a primeira coisa a ponderar é se vocês estão, realmente, decididos a delimitar o espaço que é do casal e o que é da criança.
Muitos pais, para facilitar a vida ou mesmo por se sentirem satisfeitos e seguros tendo seus filhos tão próximos, criam nas crianças o hábito de dormir com eles. Os filhos, claro, percebem o quanto isso é agradável e querem repetir a experiência sempre que possível.
Mas se vocês decidiram mesmo que a hora da mudança é essa, siga em frente com confiança. Durante essa fase, assegurem-se de oferecer muito carinho, abraços, durante o dia, pois ele vai sentir falta.
Nas primeiras semanas, a sua criança pode chorar muito, e isso é natural, ela estava acostumada a dormir com os pais e não vai aceitar de uma hora pra outra ter que dormir sozinha. Com muita insistência, força e paciência da parte dos papais, essa criança vai perceber que os pais sempre estão por perto e vai se acostumar.
Expliquem com amor, paciência e de forma coerente, os motivos pelos quais ele deve dormir no próprio quarto, lembrando sempre de usar uma linguagem apropriada para a idade. E persista. A orientação é que a criança seja mantida em seu próprio quarto. É lá que os pais devem tentar fazê-lo adormecer.
Durante as tentativas de ajudar a criança a pegar no sono, jamais acenda a luz ou fale alto, pois isso pode despertá-la ainda mais. Ainda no escuro e com voz suave, explique que está tudo bem, que ainda é noite e é hora de dormir. Fique um pouco no quarto da criança até ela se mostrar sonolenta novamente. Avise que estará por perto caso ela venha a precisar, mas saia antes dela adormecer.
A repetição dessa rotina é que vai consolidar o novo hábito e garantir bons sonhos para todos. Estabelecer um horário para a criança ir para a cama, todos os dias, ajuda nessa transição. O ideal é, no início, criar um ritual, que deve ser mantido inclusive nos finais de semana.
É importante ficar de olho no relógio e ir desacelerando o ritmo da casa, aos poucos. Outra dica é, ao perceber que a criança está cansada, interromper a música ou a história, dar um beijo de boa noite e deixar o quarto. A criança vai se habituar a pegar no sono sozinha.
Dessa forma, se ela acordar no meio da noite e não encontrar um adulto por perto, não vai se desesperar, vai acabar dormindo de novo, sem precisar despertar os pais. Por fim, lembrem-se que a criança dormir no próprio quarto é saudável tanto para os pais quanto para o filho. Por isso, sigam todas as orientações para que todos tenham uma ótima noite de sono.
por Dr. Renato Lima
*Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.