Com muita empolgação, cadência e samba no pé, o Bloco Carnavalesco Suvaco do Cabral fechou mais uma vez com chave de ouro a folia na Terra Mãe do Brasil. O desfile aconteceu no dia 17 de fevereiro, tendo como tema “O Suvaco do Cabral celebra o Carnaval Cultural”.
A letra primorosa do samba enredo, composto por Sérgio Fab, Robinho, Felipe Limão, Reis e Walter, fez um resgate dos personagens que iniciaram a história do carnaval em Porto Seguro. E reverenciou cordões, blocos e charangas que fizeram – ou ainda fazem – a felicidade dos foliões.
Após a lavagem do Trevo do Cabral, realizada pelas Baianas do Clube da Amizade e do Grupo da Terceira Idade, a bateria jogou duro e arrastou mais de 700 integrantes – foliões, ritmistas, harmonia, passistas e baianas –numa explosão de animação, que contagiou a multidão, que foi assistir ao desfile e acompanhou o bloco pelas ruas da cidade (22 de Abril, Passarela do Álcool, praça da Bandeira, rua São Pedro, Getúlio Vargas, Dois de Julho, encerrando no Gallo, na Tarifa).
No seu 3º ano de avenida, o bloco vem fazendo história por conta da proposta de reverenciar a tradição do samba e também pela alegria e união dos componentes, que sem a menor dúvida vestem a camisa do “Suvaco”, como é carinhosamente chamado.
De acordo com Renata Tardin, uma das fundadoras, o bloco está de portas abertas para quem quiser participar. “Temos uma oficina de ritmistas, para qualquer pessoa que queira aprender a tocar um instrumento. Os ensaios são abertos, no Centro de Cultura, todas as terças-feiras, às 19 horas”.
E, lembra que em 2019 os suvaquenses de plantão – ritmistas, foliões ou espectadores – já tem data marcada para se esbaldar na avenida: sábado, dia 09 de março, após o Carnaval oficial. “Vamos que vamos!”