SUSTENTABILIDADE - O que é isso?

Uma das palavras que mais se ouve e se lê por aí, mas afinal, o que é sustentabilidade?
    “Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades”.

É necessário entender que é muito mais do que seu significado “de dicionário” e orientado para empresas e organizações ligadas ao meio ambiente. É muito importante entender e saber que a adoção de práticas sustentáveis na vida de cada indivíduo é um fator decisivo para possibilitar a sobrevivência da nossa espécie e a continuidade da disponibilidade dos recursos naturais.
    O tema da sustentabilidade nos últimos anos vem sendo direcionado para diversas áreas. Quando se fala em projeto de interiores sustentável, muitos já pensam em técnicas sofisticadas na sua composição, mas há premissas básicas que qualquer designer pode atender, entre elas: A energia – uso de energia renovável e otimização energética; A água – origem, racionalização e minimização de resíduos; O ambiente – qualidade do ar e conforto (iluminação natural e artificial); Os materiais (revestimentos e peças) – origem, uso e reciclagem (gerenciamento do lixo).
    Portanto, ao consumirmos qualquer tipo de produto, seja ele para um Projeto de Interiores ou não, devemos pensar além do ato de comprar esse produto, considerando a responsabilidade social que temos enquanto consumidores, procurar obter informações mais profundas sobre eles e assim até identificarmos o histórico da empresa fabricante.
    Ações, aparentemente simples e de pouco impacto, quando tomadas por um grande número de pessoas, tornarão a sustentabilidade uma realidade palpável e real em qualquer parte onde haja a presença humana e garantirá a sobrevivência de nossa espécie por muito mais tempo.

 

© 2017 Revista Bacana. Todos os direitos reservados. Designed By Top Level