Nascida nos primeiros anos do século 18 e despertada com imponência na época áurea do cacau, Belmonte desenvolveu e preservou um dos mais importantes cenários arquitetônicos da Costa do Descobrimento.
Com ênfase desde o estilo colonial até mesmo o art nouveau e o art déco, destacando-se sobretudo pela força da sua essência cultural onde resulta num dos maiores mananciais culturais baianos, sobre os pilares da miscigenação brasileira, criando uma identidade centenária, que permeia desde a arquitetura, poesia e a força das suas manifestações culturais centenárias.
Por isso, homenageando os seus bardos, Belmonte se prepara para implantar o museu Zanine Caldas. Nascido em Belmonte, Zanine foi arquiteto, paisagista, escultor e revolucionou a história do design nacional o consagrando como um dos maiores ícones das artes mundiais.
Também não deixaria de fora o poeta Sosigenes Costa, um dos maiores do Brasil, com seus versos imagéticos e sensoriais, criador da mitologia do cacau e adepto tanto do parnaso/símbolo, quanto do modernismo, o poeta ganhará escultura e salas memorialistas.
Mantenedora da única tipografia em funcionamento da Bahia, Belmonte contará a história da imprensa na sua “casa da imprensa” com seu maquinário centenário, seus tipos e seu acervo do “diário oficial” com quase 100 anos de publicações, restaurado em parceria com a Universidade do Estado da Bahia-UNEB.
Sem esquecer do recém inaugurado museu das cadeiras brasileiras, uma homenagem ao design nacional, consta no seu acervo icônico, nomes como Sérgio Rodrigues, Paulo Alves, Zanini de Zanine, Hugo França, Etel, entre outros... e já consagrado como o maior centro de convergência turística local, atraindo mais de mil visitantes em menos de um ano de funcionamento.
A tão esperada homenagem a mestra ceramista Dagmar Muniz, artista responsável pela confecção dos maiores vasos de barro do mundo, onde terá a sua olaria transformada na “casa de memória Dagmar Muniz”.
Essa nova era conta com a parceria público/privado e tem como realizadores e apoiadores a secretaria de turismo e cultura de de Belmonte, a empresa Katz empreendimentos, Maren empreendimentos, Família Zanine Caldas e tantos outros admiradores da arte e cultura.
Belmonte, cidade de um passado glorioso que renasce em razão da manutenção e desenvolvimento da sua história, cultura e memória, acreditando que todo passado possui futuro e sobretudo nos faz traduzir a nossa verdadeira identidade para os caminhos da posteridade.
Herculano Assis
http://www.muca.belmonte.ba.gov.br/
Endereço: Av. Mal. Deodoro, 15, Belmonte - BA, 45800-000
Telefone: (73) 98107-1102
- Herculano Assis