A Livraria Nobel Porto Seguro completa 1 ano

A Livraria Nobel Porto Seguro completa 1 ano de funcionamento no nosso município em 30 de maio de 2015. Em quase 12 meses de existência, o público da região viabilizou a circulação de mais de 10.000 livros, no entanto, este número esta muito abaixo da média nacional que é de 4,7 livros por ano. Segundo dados da última Pesquisa da Pró-Livro (2013), em um levantamento que abrangeu 92% da população brasileira a partir dos 5 anos de idade, o equivalente a 172,7 milhões de pessoas. [...], em média, o índice de leitura no Brasil é de 4,7 livros por habitante/ano. As regiões Sul e Sudeste ficam acima da média nacional, com 5,5 e 4,9 livros por habitante/ano, respectivamente. No Centro-Oeste, a média é de 4,5 livros por habitante/ano, seguida pelo Nordeste, com 4,2, e pelo Norte, com 3,9 (Instituto Pró-Livro, 2008).

 

 

A Unesco (Organizações das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) recomenda que haja uma livraria para cada 10 mil pessoas. No Brasil, temos [...] uma para cada 70 mil habitantes. Ou seja, em Porto Seguro estamos dentro da média nacional, porém muito abaixo da média estipulada pela Unesco, visto que, temos 2 livrarias (uma em Porto Seguro e outra em Trancoso) para uma população de 143.282 habitantes (população estimada segundo IBGE, 2014).

 

 

O principal desafio hoje do nosso território é a logística de transporte em relação ao grande mercado virtual que conta com as entregas expressas e amplitude de mercadorias. Mas, mesmo diante destes números estatísticos pontuais, pois não temos mensuração de quanto o portossegurense adquirir pelo comércio eletrônico, observamos que o leitor é um cliente real e habitual na nossa loja. O consumo específico para uma ocasião como volta às aulas e etc., ainda conta com uma barreira a ser vencida em 2016 com as Instituições de Ensino entendendo que a Livraria é uma parceira e não uma concorrente, visto que seus fins são específicos, enquanto a escola é uma prestadora de serviço, a Livraria é um comércio de livros, o grande norte da questão está em entender a parceria como algo que busca o desenvolvimento de um território e não uma concorrência comercial. Hoje já contamos com parcerias sólidas no setor de ensino como a Secretaria de Cultura e Turismo em alguns eventos, instituições de ensino que privilegiam a compra no município como Colégio Modelo e Faculdade Nossa Senhora de Lourdes. A Nobel Porto Seguro acredita que embora permaneçamos no ranking como a 23º posição nacional do ranking de Franquias de Médio Porte da Nobel, ainda temos muito a aperfeiçoar, melhorar para que o atendimento do leitor se fortaleça e possamos competir saudavelmente com os grandes mercados. Nós acreditamos no potencial ainda não quantificado destas pesquisas. (Flaelma Almeida – Sócio Proprietária da Livraria Nobel Porto Seguro).

 

© 2017 Revista Bacana. Todos os direitos reservados. Designed By Top Level